domingo, 25 de dezembro de 2011

EU SEI O SENTIDO DO NATAL

Vivemos em um tempo onde a existência do natal se encontra fortemente descaracterizada, seja pela ênfase comercial (é a melhor época do ano para as vendas), seja por se fazer deste momento apenas um período de confaternização em família em torno de uma mesa.
Não que ninguém goste de receber presentes ou de estar reunido com seus parentes buscando um clima de cooperação e felicidade em torno do dia da festa, mas o natal representa muito mais do que isso.
Ele é muito mais do que uma atmosfera de paz e harmonia, muito mais do que rever parentes e amigos, muito mais do que os desejos de prosperidade e sucesso para um ano novo que vem chegando.
Na verdade, a mensagem do natal é o momento onde nos lembramos do nascimento de Jesus, a encarnação do Messias enviado da parte de Deus ao mundo. E este é o ponto que precisamos enfatizar, também é o limite que precisamos transpor na condução da mensagem.
Acredito que a época do natal possa ser até mais do que uma oportunidade de falar do nascimento de Cristo. Isso também já é lugar comum. Vejo neste período uma oportunidade pra falar de sua morte também, afinal de contas, nasceu com um propósito! O de morrer por mim, por você e por todos aqueles que ainda se lembram de seu nascimento, mas nem sempre sabem para que nasceu.
Façamos neste Natal tal qual Felipe em Atos 8.30-35:
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.


Anunciemos a mensagem de Jesus - Não somente seu nascimento, mas toda a sua obra redentora!




Uma música poderia ser esta aqui, clique.