JONATHAN EDWARDS: VIVENDO EM HARMONIA E PAZ

Por Jonathan Edwards

Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. (2 Coríntios 13:11)

Ao buscardes a prosperidade desta sociedade, é de suma importância que eviteis contendas. Um povo contencioso será um povo miserável. As contendas que têm estado entre vós, desde que fui vosso pastor, têm sido um dos maiores fardos que carreguei ao longo do meu ministério. Não apenas as contendas comigo, mas também as que tendes uns com os outros. Contenda, exaltação de ânimo, palavras malignas e coisas de natureza semelhante são diretamente contrárias ao espírito do Cristianismo e, de maneira peculiar, tendem a afastar o Espírito de Deus de um povo, tornando ineficazes todos os meios da graça, bem como destruindo o conforto e o bem-estar exteriores de uma comunidade.

Exorto-vos, portanto, com toda a seriedade, assim como buscais vosso próprio bem futuro, a vigiar contra um espírito contencioso (1 Pe 3:10-11). Aconselho especialmente aqueles que se mantiveram ao meu lado na recente controvérsia, que vigiem seus ânimos e evitem toda amargura em relação aos outros. Por mais errados que penseis que os outros possam ter estado, mantende com grande diligência e vigilância a mansidão e a gentileza cristãs de espírito; e esforçai-vos, nesse aspecto, por exceder àqueles que são de parte contrária. E esta será a melhor vitória, pois “o que domina o seu espírito é melhor do que o que toma uma cidade”.

Que nada seja feito por contenda ou vanglória. Não alimenteis em nenhum caso um espírito vingativo; antes, vigiai e orai contra ele; e, por todos os meios ao vosso alcance, buscai a prosperidade desta cidade. E nunca penseis que vos comportais como convém a cristãos, senão quando amais sincera, sensível e fervorosamente a todos os homens, de qualquer partido ou opinião, sejam amigos ou hostis, justos ou injustos para convosco, para com vossos amigos ou para com a causa e o reino de Cristo.

Fonte: Jonathan Edwards, “Sermão de Despedida” - O Sermão de Despedida de Jonathan Edwards, também conhecido como seu discurso final em Northampton, foi proferido em 1750, após sua demissão da Igreja Congregacional local. Edwards foi desligado por discordar da prática de admitir pessoas não convertidas à Ceia do Senhor, uma tradição estabelecida por seu avô e que a igreja insistia em manter. No sermão, Edwards exortou a congregação a buscar a paz e a unidade, e encerrou com uma citação de 2 Coríntios 13:11, expressando o desejo de que a discórdia fosse a última.