SANTIFICAÇÃO


Josué 3:5 "Santificai-vos, pois amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós"
.Hebreus 12:14 "Sem santificação ninguém verá a Deus".
Santificação significa: "tornar santo", "consagrar", "separar do mundo e do pecado".
Que coisa difícil é para nós, separarmos-nos do mundo e do pecado. O mundo é tão atraente, tem tantas coisas boas e fáceis aos olhos da carne. Mas a Bíblia diz que sem santificação ninguém verá a Deus. Por isso todos nós temos que buscar a santificação diariamente. E é o Espírito Santo quem nos conduz a santificação.
2 tessalonicenses 2:13 - "Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.
"1 Pedro 1:2 - eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. A santificação muitas vezes tem seu sentido confundido com ser santo, relativo a sem pecado, coisa que nós não podemos ser (Romanos 8:23-24 - "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus"). Na santificação, Deus nos purifica de todo o mal e pecado. E a santificação não diz respeito só a nós seres pensantes, mas também as coisas inanimadas. Devemos santificar tudo o quanto entrardes em nossa casa, para que não sejamos contaminados com o mal e o pecado. A santificação só ocorre com a nossa cooperação. Essa cooperação está descrita em 2 Coríntios 6:14-18:
"14 - Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
15 - Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
16 - Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
17 - Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,
18 - serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso."
Aqui julgo desigual se refere que ou você serve a Deus ou ao diabo. O homem não deve unir aquilo que naturalmente é separado. Isto é, não devemos ter amizades intimas com incrédulos, pois isso pode ofuscar a luz de Deus na vida do crente. Mas isso também não quer dizer que não devemos falar com os incrédulos, mas é muito pelo contrário temos que falar do amor de Cristo para todos nós, falar que Jesus veio para Salvar, Curar e Libertar, temos que evangeliza-lo e faze-lo discípulo de Jesus. Mateus 28:19 - "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" Esse é um dos primeiros modos de cooperarmos com a nossa santificação.
A segunda forma de nós cooperarmos com a nossa santificação é abstermos-nos da prostituição, 1 Tessalonicenses 4:3-8:
" 3 - Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;4 - que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,5 - não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;6 - e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador,7 - porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.8 - Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo".Prostituição refere-se não só a vender o corpo, mas também ao adultério, homossexualismo, lesbianismo e outras imoralidades sexuais. Nos abstendo de imoralidades sexuais estaremos cooperando para nossa santificação.A terceira forma de cooperarmos está em 1 João1:9:9 - Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.Devemos confessar os nossos pecados a Deus.
Devemos admitir a Deus, nossa pecaminosidade, e nossos pecados que cometemos durante o dia, concordando com a afirmação de Deus de que somos pecadores. E devemos admitir que somos pecadores acompanhados da determinação de nos livrar do pecado.
A quarta forma de cooperação, é evitar que palavras torpes, ou mais conhecidas como palavrões saiam de nossa boca.